O roubo impossível

Semana passada fui acusado de roubar o meu próprio livro.

Como geralmente estou carregando e transportando livros de um lado para o outro, tenho o desagradável hábito de, às vezes, entrar em livrarias esquecido de que estou com um deles nas mãos. Este fato subverte a ordem natural das coisas: as pessoas tiram livros de livrarias, não os levam para o seu interior.

Estava com meu livro, levando-o para uma pessoa, e entrei na livraria Saraiva. Quando fui sair, sem ter achado aquele que buscava, os seguranças se aproximaram e pediram para que eu devolvesse o que estava nas minhas mãos.

Argumentei que o livro me pertencia. Os dois seguranças trocaram olhares, sem acreditar muito nas minhas palavras: se o livro era meu, por que eu estava levando-o para dar uma volta justo na livraria? Para ver seus irmãos aprisionados? Mostrei o interior do livro, onde não estava nenhum selo identificador da Saraiva, mas eles disseram que os livros recentes não eram cadastrados. Mostrei que a porta não buzinou quando eu passei com o livro, eles contra-argumentaram que nem todos os livros apitam quando passam pela porta.

Estava sem ideias do que dizer quando resolvi apelar para o último argumento: “o livro é meu mesmo, fui eu quem o escrevi”.

Descrença foi a primeira reação. “Como assim, tu escreveu este livro?”. Eu concordei. Nos olhares de absoluto descrédito que os seguranças trocaram entre si, percebi que eles nunca imaginaram que, por trás de cada livro, existe uma pessoa de carne e espírito que o escreveu. Os livros surgem na livraria, são etiquetados, manuseados e vendidos, mas a ideia de um livro sair de um homem de carne e osso – não uma figura oculta nas sombras, um Verbo semovente – era quase ficção científica. Um deles – que parecia o mais paternal – deu uma risadinha e perguntou: “Se tu escreveu mesmo, por qual motivo sairia por aí carregando o próprio livro, se já sabe toda a história dele?”

Diante de tal encruzilhada, onde deveria escolher entre ser o ladrão de um livro que me pertence ou o autor neurótico que passeia por livrarias carregando a própria obra, resolvi a situação como deveria ter agido desde o começo: identifiquei-me formalmente com a minha carteira da OAB e deixei a magia e o entendimento se espalharem pelo mundo diante de tal visão. Pediram-me desculpas, mudaram os meus títulos (virei “senhor” e “doutor” em questão de segundos) e me liberaram.

Longe de irritar, a situação me divertiu. Como alguém faz para provar que é ele mesmo? Um documento não parece ser um meio muito confiável. E como um escritor faz para demonstrar que é um escritor? Senta em uma cadeira e escreve um parágrafo que as pessoas devem dizer se é literatura ou não? Fala sobre as vicissitudes de Hamlet ou das glórias de Aquiles? Usa palavras empoladas e de difícil entendimento? Se pedissem para dizer um trecho do meu livro, eu estaria em uma bela enrascada, pois já aconteceu de citarem partes do que escrevi, eu elogiar e perguntar de onde a pessoa tinha retirado a referência… Não sei como é ter cara de escritor, mas definitivamente não tenho.

Quando me perguntam por qual motivo escrevo, a resposta é simples: escrevo as histórias que gostaria de ler. Tenho o sonho do esquecimento. Um dia, irei numa livraria, pegarei o meu próprio livro, folhearei as suas páginas e pensarei “é exatamente isto que sempre sonhei em ler!”. Será o momento mais feliz de todos, o dia em que conseguir esquecer quem fui.

O meu leitor favorito, aquele com quem sonho e escrevo para ele, sou eu mesmo.

Enquanto a memória ficar me atormentando, a felicidade é impossível. Por isto escrevo bastante, talvez o esquecimento venha mais rápido. Ainda assim, não descarto a hipótese de, um dia, ser preso tentando libertar meu livro de alguma livraria ou biblioteca. É o único roubo que vai valer a pena: um homem recapturando a sua verdadeira identidade através das palavras que deixou para trás como migalhas a marcarem o caminho.

Eu não escrevo histórias; estou deixando rastros.

1146727_612253748826488_1991627007_n

14 Comentários

Arquivado em Artigo, Generalidades, Literatura, Livraria, Livro, Perder, Produção Literária

14 Respostas para “O roubo impossível

  1. Muito bom. Como sempre.
    Abraços,
    A (Alejandra Alejandra)

  2. Lison

    Gustavo, cuidado com o que pedes. O universo está sempre escutando nossos desejos. E um desejo nosso para ele é uma ordem. No mais, adorei o texto e dei boas risadas. Parabéns!

    • Obrigado pela leitura, Lison! Com a quantidade de coisas que escrevo por dia, sinto que está cada vez mais fácil esquecer as primeiras…. o volume compensa a memória, que deve ter um alcance limitado. Aquilo que escrevi mais de 20 anos atrás já não lembro mais, hheheheh, parecem textos novos!

  3. Fiquei apreensiva. Consegui visualizá-lo direitinho. Medo (dos funcionários).

    • Não é fácil ter que me convencer de qualquer coisa, mas admito que, desta vez, fui derrotado e tive que apelar para a força bruta (um documento). É difícil provar que somos nós mesmos sem ter nenhuma espécie de apoio… quase fui preso por causa do meu próprio livro, Kelli. 😉

  4. Adorei!!!
    Muito interessante, é uma história verídica, mas com um enredo mais para a ficção… hahahah e se você tivesse sido preso por supostamente ‘roubar’ o próprio livro… hahaha seria cômico se não fosse trágico! (eu tenho um conto em que o escritor planeja um assalto de seus próprios livros numa livraria, pois se arrepende da publicação, sua história me fez lembrar disso, apesar de ser de enredo distinto).
    Muito bom você ter tirado dessa situação, meio que inusitada, um ótimo texto!

  5. Que situação mais inusitada!
    Ser acusado de roubo do própio livro, ainda que eles não soubessem que o autor era você.
    Será que na orelha não tinha uma foto sua?

    • Maria Ferreira, na época em que lancei o livro, o pessoal perguntou se eu não queria colocar uma foto na orelha e eu disse que preferia que não, pois sempre achei que os livros deviam existir sem a personificação da imagem do próprio autor, o que faria as pessoas vincularem contos e histórias às possibilidades de uma foto. No entanto, depois desta situação, comecei a olhar as fotos nas orelhas dos livros como uma espécie de prova de autoria, hehehehe. Obrigado pela leitura! 🙂

  6. Oi, meu nome é Victor Libório, e iniciei um blog (www.talentoescrito.blogspot.com) onde autores desconhecidos poderão compartilhar suas obras. Mas o blog ainda não está à todo vapor. Eu gostaria que – por obséquio – você me ajudasse, indicando ou citando meu blog no seu. Ficarei muito grato, e disposto a retribuí-lo com qualquer favor.

  7. Lento o texto, lembrei do Livro do Desassossego, Fernando Pessoa, essa é certamente uma história que ele gostaria de ler, muito bom

  8. Rodrigo C. Peck

    Cara, isso já me aconteceu, só que o livro não era meu, mais eu tinha o comprado, dá pra entender?
    Enfim, comecei a ler seu blog hoje, achei muito bom, vou começar a acompanhar, ótimo trabalho.

  9. Rodrigo C. Peck

    Sacanagem, gostei muito de seu blog, bem organizado e muito interessante.

Deixe um comentário

